Vidal Ramos, 16 de maio de 2024 | Seja bem-vindo(a)!

Nota Fiscal de Produtor Eletrônica passará a ser obrigatória a partir de maio

A partir de maio de 2024, os produtores rurais de Vidal Ramos deverão utilizar a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em substituição à Nota Modelo 4, popularmente conhecida como Bloco de Produtor Rural. A obrigatoriedade é uma determinação do Ajuste SINIEF N.º 10, do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, de abril de 2022.

A NFP-e é um documento fiscal utilizado para registrar as operações de saída/entrada de produção na propriedade rural e a obrigatoriedade aplica-se a todo produtor rural diante da extinção da Nota Modelo 4.

Para emitir as notas eletrônicas, o produtor rural deverá fazer a sua habilitação, que pode ser feita de três formas: no Setor de Blocos de Nota (Secretaria de Agricultura), na Casa Colonial (Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento) ou diretamente na página da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina – SEF/SC, através do link abaixo.

Além das opções já citadas para fazer a habilitação e emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), os produtores rurais de Vidal Ramos também têm a opção de emitir as notas pelo celular, através do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). Disponível para Android e IOS (iPhone), o aplicativo permite ao produtor emitir de forma simplificada os documentos fiscais eletrônicos. O serviço utiliza a conta GOV.BR , que é uma plataforma digital que oferece acesso a serviços do governo federal de forma segura e centralizada. Com essa opção, os produtores rurais têm mais uma alternativa para se adequar à obrigatoriedade da NFP-e e facilitar a gestão de suas operações. Para informações sobre a NFF, acesse o link abaixo.

Para realizar a habilitação, o produtor deve ter em mãos o número da Inscrição Estadual (IE), CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. Lembrando que é preciso regulamentar todas as notas pendentes até o processo de habilitação, pois após, não será mais possível.

Caso haja dúvidas, os produtores rurais podem procurar o Setor de Blocos de Nota da Secretaria de Agricultura ou entrar em contato pelo telefone (47) 3356-1001 (Marcelo). Com a nova obrigatoriedade, espera-se que a emissão eletrônica de notas fiscais facilite a gestão dos produtores rurais e contribua para o desenvolvimento da atividade agropecuária na região.

Galeria de Fotos

As imagens podem conter direitos autorais.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn
Email

Confira também

plugins premium WordPress

Pesquisar

Pesquisar
Pular para o conteúdo