Nota oficial e fotos: Enxurrada em Vidal Ramos

O município de Vidal Ramos enfrentou, nesta manhã, uma situação de extrema adversidade devido às intensas chuvas que assolaram a região. O volume pluviométrico foi significativo, levando o Rio Itajaí Mirim a transbordar de maneira muito rápida em certos pontos, especialmente no centro da cidade.

O transbordamento afetou diretamente a Avenida Jorge Lacerda, ocasionando inundações em comércios e residências ao longo de sua extensão. A ponte João Prim, no centro da cidade, também sofreu danos significativos em decorrência da correnteza do rio.

O Ferro Velho Beto Souza, localizado na Santa Cruz, teve carros arrastados pela correnteza do rio, sendo mais um exemplo dos impactos dessa enxurrada.

Registramos, ainda, pontos de danos críticos na rodovia SC-110, com afundamento de pista em áreas previamente comprometidas. A Secretaria de Estado da Infraestrutura já foi notificada. Pedimos atenção redobrada dos motoristas que por ali passarem.

Todas as comunidades do município foram afetadas, enfrentando desmoronamentos e alagamentos. A estação da Defesa Civil de Vidal Ramos apontou um acumulado de mais de 100mm de chuvas nas últimas 24 horas, sinalizando a excepcionalidade desse evento meteorológico.

É importante destacar que a pronta ação da Secretaria de Obras, em colaboração com moradores e empresas locais, está concentrada na recuperação de estradas e estruturas. A Defesa Civil permanece ativa, registrando ocorrências, e a população pode reportar emergências ou relatos de barreiras pelos números: Defesa Civil: (47) 99988-2148 e Secretaria de Obras: (47)99701-0124.

Ressaltamos o papel eficaz do sistema de drenagem através das galerias, que operou de maneira crucial, desviando parte considerável das águas e evitando problemas mais severos no centro da cidade.

Informamos também que as atividades escolares da rede municipal e estadual estão canceladas neste dia 16 de novembro, e acontecerão de maneira REMOTA neste dia 17 de novembro, para uma maior segurança dos alunos e servidores, visto a situação das estradas no município.

Neste momento desafiador, expressamos nossa solidariedade aos afetados e reafirmamos nosso compromisso em trabalhar incansavelmente na reconstrução e prevenção para um futuro mais resiliente diante de eventos climáticos extremos.

Pedimos a atenção e compreensão de todos.